top of page

DICAS PARA ENTREVISTA NA ÁREA JURÍDICA

O profissional que inicia-se na área jurídica como estagiário em direito ou bacharel em direito tem muitas opções e oportunidades no mercado de trabalho conforme seu perfil pois o mercado é amplo e vasto podendo ser explorado para quem se disponha a dele participar.

Participar do processo seletivo requer alguns cuidados, os candidatos devem se preparar para a formalidade durante as entrevistas.

1. Conheça a empresa: Antes da entrevista, pesquise sobre a empresa e sua área de atuação. Isso demonstra que você está interessado em trabalhar lá e está preparado para discutir a posição oferecida.

2. Comunicação: Habilidade de comunicação é muito importante para o profissional da área jurídica. Certifica-se em usar o vocabulário técnico e explicar os conceitos de forma clara e concisa.

3. Confiança: Mostre confiança em suas habilidades e conhecimento jurídico. Assegure-se que seus exemplos de experiência profissional são relevantes para a posição que está se candidatando.

4. Experiência: Certifique-se de destacar suas experiências passadas que são relevantes para a posição, incluindo trabalho voluntário, estágios, etc.

5. Disposição para aprender: Mostre-se flexível e aberto a aprender e crescer profissionalmente na empresa. Para isso, demonstre interesse em novos projetos, desafios que possam contribuir na área jurídica.

6. Ética profissional: Demonstre conhecimento sobre ética e a prática profissional da advocacia, especialmente em relação à conduta profissional e confidencialidade com os clientes.

7. Conhecimento de mercado: Demonstre conhecimento sobre as tendências do mercado jurídico e de negócios.

8. Vestimenta: Certifique-se de vestir-se adequadamente para a entrevista, traje social e mostrando –se profissional e confiante. Cuidado com a linguagem não verbal porque poderá revelar algumas características comportamentais através da roupa se adequada ou não.

Aproveite as oportunidades para iniciar na carreira jurídica tanto em escritórios de advocacia quanto em empresas, instituições públicas e órgão do Poder Judiciário e aprender na prática sobre a rotina do trabalho de um advogado.

Outra dica e muito valiosa é aumentar o networking porque ele é importante em qualquer área e na jurídica, participar de palestras, eventos, conhecer profissionais da área e trocar informações aumentam as oportunidades de recolocação no mercado de trabalho.

No entanto, o candidato que demonstrar mais maturidade na entrevista ressaltando seus diferenciais tende a se destacar.



Camila Ghenov

Especialista em Gestão de Pessoas e Pedagoga. Pós Graduada em Psicologia Organizacional, Pós Graduada em Docência no Ensino Superior, Graduada em Recursos Humanos e Graduada em Pedagogia todos concluídos pela Universidade da Cidade de São Paulo – UNICID.

176 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page